Search This Blog

Monday, June 8, 2009

Cabo Verde, para onde vamos?

O que queremos que o nosso pais seja daqui a 20/30 anos?
Quais os sectores de actividades que queremos ver desenvolvidos?
Quais as competências que pretendemos ver nos nossos cidadãos?
Quais os valores culturais que queremos ver preservados?
Que sistema educativo deveremos apostar para os nossos jovens?

Tuesday, May 12, 2009

sem medo da morte...

"Se o samurai manchasse a sua honra, a de seus ancestrais ou a do senhor feudal, ele deveria cometer o seppuku, o suicídio ritual com a própria espada.
Os samurais surgiram no século XII para defender os feudos dos xoguns nas inúmeras guerras internas que ocorriam no país. Eles tinham um rígido código de honra, o BUSHIDO, que significa caminho do guerreiro, cujo objectivo era aperfeiçoar o carácter por meio de rígidas regras de disciplina e comportamento.

BUSHIDO

1.A busca de uma morte digna. O samurai deve estar pronto para morrer a qualquer momento;
2.A preservação da honra pessoal, de seus ancestrais e de seu senhor;
3.Ao falhar ou manchar sua honra, dos ancestrais ou de seu senhor, o samurai teria de cometer o suicídio ritual, o seppuku;
4.O guerreiro deveria sempre carregar consigo o seu par de espadas. A espada era a sua alma;
5.Ser corajoso. Melhor morrer do que ser chamado de covarde;
6.Ser justo e benevolente com os mais fracos, mas exigir respeito;
7.Manter sua palavra a qualquer custo;
8.Dedicar-se às artes como forma de aperfeiçoamento;
9.Ter gratidão à família e às pessoas que o ajudaram;
10.Lealdade ao seu senhor e dedicação ao trabalho.

Os samurais desapareceram do Japão no período Meiji, com a perda de sua hegemonia e de seus privilégios. Contudo, algumas escolas desses guerreiros sobreviveram e ensinam o que actualmente é chamado de kenjutsu."

http://madeinjapan.uol.com.br

Picante