Search This Blog

Wednesday, May 21, 2008

Marca Cabo Verde IV

Identidade da Marca - Cabo Verde Vs. Vantagens competitivas

Relacionando o Diamante de Porter com o estado actual de Cabo Verde, facilmente se conclui que a situação competitiva é regra geral débil:

- Os factores de produção (mão de obra, infra-estruturas, investigação) são frágeis;
- A procura interna global é reduzida e pouco exigente, devido a falta de liquidez;
- As empresas são pouco organizadas e pouco eficientes, com grandes lacunas estratégicas e falta de recursos, pelo que não geram elevada produtividade nem competição;
- Dado que não há indústrias fortes e competitivas, também não há pressão sobre as empresas fornecedoras e relacionadas.

Por outro lado, a História recente e o presente do nosso País, muitas vezes marcada por guerras políticas e pobreza, faz com que ainda não se tivesse constituído uma classe empresarial suficientemente sólida e dinâmica, capaz de promover o desenvolvimento das industrias, e que os Governos, também não tivessem disposto dos recursos necessários para apoiar este esforço, através de subsídios, infra-estruturas, investigação, planos de educação e de formação profissional, etc.
Contudo, subjacente a necessidade do país criar uma vantagem competitiva, dinamizando o seu sistema ou “diamante”, segundo o Porter, e face a estas carências referenciadas por Cabo Verde, a criação da identidade da marca - Cabo Verde, aqui proposto, poderá ser o motor de arranque para a dinamização do diamante.

A identidade da marca – Cabo Verde cria as condições para a existência de mais ou melhores factores de produção atraindo investimento estrangeiro apoiando a internacionalização das empresas nacionais, aumenta as condições da procura, pois, cria e/ou molda uma imagem que credibiliza o país, potencía o país enquanto destino turístico e cultural e aumenta a auto-estima da população. A concentração estratégica do país em determinadas indústrias poderá permitir o aumento da rivalidade entre as empresas, fomentando as suas capacidades de inovar, atributo essencial para a produtividade e consequente construção de vantagens competitivas dos países.

A metodologia marca - Cabo Verde, e sua identidade, aqui proposta, funciona como um combustível ao diamante de Porter, cria os seus atributos ou pelo menos estimula a sua existência, acelerando e dinamizando o sistema.

Esta reflexão em pública voz tem o único propósito de contribuir para a consciencialização da necessidade de apostar na construção de uma identidade, como vector de aproveitamento do potencial de uma País, que encara qualquer driving force como uma oportunidade de se afirmar, construindo vantagens competitivas sustentáveis.

Se quisermos um exemplo do que aqui foi explanado, tínhamos a Alemanha como tal. Quem passou pelo que passou nas grandes guerras é o que é hoje fruto de um posicionamento claro e inequívoco da sua ambição. Tecnologia. A nossa será o resultado entre o cruzamento das nossas forças e ambições.

Emílio Fernandes Rodrigues _ Marketeer

Bibliografia:
Aaker,D.A. (1996) Building Strong Brands. New York: The Free Press.
Kapferer, J.N. (1995). Strategic Brand Management. New approaches to creating and evaluating Brand Management. London: Kogan Page.
Porter, M. E. (1990) The Competitive Advantage of Nations. New York: The Free Press.

No comments:

Post a Comment