Search This Blog

Friday, August 30, 2013

REALIDADE

Com 141.761 alojamentos familiares em Cabo Verde, 15.2% (21.548) estão fechados e vazios. Sem ninguém a morar lá dentro. Claro que 27.9% dos alojamentos familiares existentes no Sal fazem parte desta estatística, assim como 22.3% dos de Mosteiros, 22.7% de Santa Catarina do Fogo e 21.4% da Brava. Terra dos flutuantes sejam eles turistas ou emigrantes. Também verdade que a dimensão média dos agregados hoje em 4.2 demonstra que mais de 60% dos agregados familiares tem até 4 indivíduos, muito diferente dos anos em que dois terços dos agregados tinham um composto bem mais volumoso.

Empurra-se para longe a época em que a farinha dava “nó” e filas haviam a procura de pão nas padarias que hoje se recordam, como as senhoras percorriam quilómetros para não perder mais um capítulo da telenovela. Problemas que hoje são outros já que 73.9% dos agregados tem televisão para ver o que bem lhe entender, 86.5% pode cozinhar e até fazer o seu próprio pão a gás e 58.3% congelar no seu frigorífico, enquanto 62.3% tem rádio para lhe dar música ou quase o mesmo (51.8%) controla e ouve a música que bem entender com o seu aparelho de CD/DVD/VIDEO.

A conversa por cá anda elevada, os textos cada vez mais caprichados e recheados de “Damn I’m so smart”. Inteligência essa que brilha tanto que até nos ofusca de tanto esplendor. Meus olhos pestanejam e de entre o turvo e o sol brilhante flashes em tons de branco e preto se fazem lúcidas como os alojamentos ditos não clássicos de S.Vicente e Sal. Únicas ilhas em Cabo Verde com mais de 4% dos seus alojamentos em barracas, garagens, fábricas, etc., segundo o INE (Censo 2010); os 45% de residências que não tem água canalizada de rede pública; pior ainda vejo os outros 35,2% que não têm sanita nem latrina, sendo que na Boa Vista adorada do turismo o percentual eleva-se aos 43.7% dos alojamentos. Onde andam esses excrementos?; talvez bem lavados pelos 55% de alojamentos que possibilitam o famoso banho de caneca aos seus residentes; cuja evacuação desses resíduos líquidos se faz em 62.7% ao redor da casa ou na e pela natureza; tudo isso explica a razão das rendas 48% dos lares em Cabo Verde serem abaixo de 10.000ecv e um total de 80% inferior a 14.999ecv.

Mais de 65.8% de nós ainda se encontra no ensino básico, outros tantos no Facebook e mais outros nas calçadas dos dias e das noites nas suas labutas e motivações diversas de cada um. Realidade.

No comments:

Post a Comment