Search This Blog

Monday, May 10, 2010

meu modelo de desenvolvimento de CABO VERDE

Eu confesso que fico parvo quando oiço discussões de “palhaçada” com relação a Cabo Verde, que por burrice, recalcamentos e complexos mal resolvidos, persistem num regionalismo hipócrita, medíocre e doentio.

Querendo me demarcar dos demais, que a carapuça servir, cá vai a minha proposta, que presumo natural, de desenvolvimento do meu País: CABO VERDE:



Aos que tiverem outros modelos, equilibrados e que abranja o território todo, sejam bem-vindos, porque é na diferença de opinião (quando construtivas) que o mundo evolui.

3 comments:

  1. Meu caro
    1.Uma ideia interessante, mas a meu ver isso parece mais com modelo de crescimento económico e competitividade de Cabo Verde. Ja o modelo de Desenvolvimento leva em conta outras variaveis (segurança , saude, educação, protecção social...)
    2. Contudo, pegando na tua ideia aproveito para expressar algumas criticas construtivas
    a)As ilhas de fogo e Brava não apresentam recursos orograficos para liderarem uma zona de desenvovimento Agricola.
    b)A Ilha de Santiago ficaria muito subaproveitada se se considerar somente o turismo de Negocios! Com tanta oferta turistica que esta ilha apresenta( Cidade velha, Patrimonio Mundial, Bais de São Franciso, Praia baixo, Tarrafal,Igreja de NªSª. da Luz -Concelho de São Domingos - 1ª igreja Catolica construída em Cabo Verde, Serra malagueta, Rui vaz, Rincon, Casa dos pais de Amilcar Cabral,Revolta de RubonManel...)
    c) Acho que nessta tua repartição esqueceste do Interior de Santiago. A meu ver falta pelo menos mais uma regiã: Santiago Norte. Repara que o que apresentas para a Ilhas de Santiago e Maio identifica-se com as potencialidades da PRAIA, ou santiago sul!
    d) Tax free Region? - Aonde fica o grosso das transações comerciais?
    e
    e) Por causa das Festas de S.Filipe e São João o Turismo cultural é liderado na Região Fogo e Brava? Numa altura em oCarnaval de S.Vicente e Praia estão a ser vistos como produtos turisticos!E o mildelact? e todas as festas e romarias da ilha de Santiago? E os grupos de Tabanka?

    Cordialmente
    Jose oliveira

    ReplyDelete
  2. Caro José Oliveira,

    Obrigado pelo importante contributo.

    Pacífico a sua observação quanto a diferença entre o crescimento económico versus desenvolvimento. É básico e dos manuais.

    O que tentei fazer aqui foi apenas identificar elementos sobre os quais se pode estribar o desenvolvimento (ou crescimento económico se preferir)assumindo as premissas que enumerou, e bem, como básicas e adquiridas.

    A menção de elementos de focalização e concentração de esforços, não discorra outras actividades muito menos ignora o potencial e o real existente. Porém o sucesso de qualquer orientação está no elemento de concentração em detrimento de dispersão como forma de potenciar, em paralelo e intercalações verticais e horizontais, não só na sua cadeia de valor directa como em todo o agregado económico social.

    Concordo com muito das sua ideias, mas o mais importante é que ninguém, só por mero opinar suas ideias e percepções, nem eu nem o meu caro, terá a razão, pois, sem uma análise e contabilização do mercado, potencial de procura, capacidade de oferta e o trade off custo benefício, poderá ter a razão do seu lado.

    Valeu a contribuição, espero que se acorde e se defina este modelo, se não, meu caro, o nosso querido país continuará a navegar ao sabor e maré das ondas, que afim e ao cabo são 99,7% do território.

    Saudações
    Emílio

    ReplyDelete