Search This Blog

Monday, June 15, 2009

Blogjoint: A participação do cidadão na vida pública e o dever de votar

A consciencialização do poder e da soberania pelo POVO é sem dúvida a matéria que o permitirá a si próprio a defesa dos interesses comuns.

Constituição
Artigo 3º
(Soberania e constitucionalidade)
1. A soberania pertence ao povo, que a exerce pelas formas e nos termos previstos na Constituição.

Contudo, não obstante ao supra, a imersão nos interesses privado e a promiscuidade do homem o tem vendido ao desbarato ou o tem abstido de participar activamente naquilo que é o seu maior poder, o voto.

Defendo o voto, sempre, num ou noutro, candidato ou estratégia, ou mesmo em Branco.

Sigam o debate com estes jointers:

* Ku frontalidadi
* Teatrakacia
* Cafe Margoso
* geração20j73
* Blog di Nhu Naxu
* Tempo de lobos
* Passageiro em trânsito
* Pedrabika
* O jornal da hiena
* Nos blogue
* Amilcar Tavares
* Bianda

7 comments:

  1. Ou seja Emilio, deduzo que tu defendes o voto consciênte. Quando dizes que defendes o voto mesmo que seja branco, penso que é isso que queres dizer.

    Mas eu tenho sempre essa dúvida na vespera da eleição. Se o meu voto conta como uma celula num todo, como garantir que é um voto válido e não apenas mais um a engrossar a transferência de soberania?

    ReplyDelete
  2. geracao20j73.blogspot.comJune 15, 2009 at 3:02 PM

    Todo isto não passa de ilusão, porque na verdade não contamos ou se contamos contamos muito pouco. Existe democracia e retórica democrática, que me tem cansado muito a tola.

    ReplyDelete
  3. O ideal seria termos todos os cidadãos plenamente conscientes do dever da participação na vida política do país mas simplesmente não vejo como ter isso...

    ReplyDelete
  4. Emílio, queremos saber mais de um gajo que tem tantas ideias como tu. Embora lá com uma opinião mais vincada, please.

    ReplyDelete
  5. Muitas vezes, quando grande o puder que temos nas mão, parece que alguns se deslumbram e ficam sem reacção...

    O Cidadão devia ser obrigado a assumir as responsabilidade que a cidadania impõe, isto é, tem que ir votar e dizer o que quer. Se por ventura não concordar com o que se lhe apresenta vota em Branco e se todos o fizermos as lições certamente serão tiradas.

    Isso de se abster é renunciar a sociedade e a cidadania, sou manifestamente contra.

    ReplyDelete
  6. Só tem direito a pedir contas quem cumpriu o seu dever de votar...é curioso que se exige DEVERES aos POLÍTICOS e apenas DIREITOS (e muita tolerância) aos ELEITORES...nunca poderemos saber se a abstenção foi alta por protesto ou porque,em virtude duma preguiçite aguda,eu não fui votar porque estava convencido que o meu vizinho ia e,este,acabou também por não ir e o vizinho dele,e o vizinho deste...o voto em branco é um voto de protesto,um "não estou satisfeito com as propostas em eleição e com a vossa prestação passada;portanto,mudem de rumo".

    ReplyDelete
  7. Estou no mesmo comprimento de onda, e não é por causa do meu nome! Abraço, JB

    ReplyDelete