Search This Blog

Tuesday, June 30, 2009

revisão constitucional

No dia 01 de Junho de 2009, dá a estampa em manchetes noticiosos a notícia de que o "O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde Aristides Lima vai proferir uma palestra sobre a Revisão Constitucional de Cabo Verde no Lesley College em Cambridge Massachusetts... vai ainda visitar as comunidades na Flórida e Connecticut e estão previstas várias visitas a centros de interesse social e político, a instituições de ensino e encontros com estudantes e docentes, bem como com homens de negócios e a comunidade em geral..."http://news.caboverdeonline.com/news-and-articles/305:

Der repente, no dia 26 de Junho, "O representante do PAICV na Comissão Eventual de Revisão Constitucional do Parlamento cabo-verdiano anunciou quinta-feira a suspensão das negociações em torno da Revisão Constitucional devido a divergências entre os dois maiores partidos de Cabo Verde..." (http://www.portalangop.co.ao/motix/fr_fr/noticias/africa/Divergencias-entre-PAICV-MpD-levam-suspensao-dos-trabalhos-Revisao-Constitucional,25b86387-9b06-4c62-aed4-d2aac628d2cd.html)

Hoje, as questões que me fustigam, são, O que é a Constituição da República? e os Deputados, o que são? e os Partidos, para que servem? Outras, procuro eu entender, como, Será que temos que nos concordar em tudo? será que não pode haver divergências? será que quando estas aparecem devemos mandar tudo para o ar? será que nas divergências entre partidos (o que pode significar também entendimentos diferentes entre cidadãos) não se pode repassar ao povo para sua participação e decisão?... ou será tudo porque aquele não aceita a minha ideia, então por isso, não aceito a sua também... e porque eu isto e tu aquilo...

...enfim, birras? procura e defesa de protagonismos?... ajudem-me a perceber.

1 comment:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog para conhecer o seu trabalho!! Abraços Ademar!!

    ReplyDelete