Search This Blog

Wednesday, July 7, 2010

Homofobia

homofóbico (homofobia + -ico) adj. 1. Que é relativo a ou revela homofobia. s. m. 2. Pessoa que revela atitudes ou actos de homofobia. A homofobia (homo=igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas subtis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.

Senhora CATARINA PININA escreveu no BLOG café margoso de que a petição é homofóbica. Primeiro chamo-lhe a atenção: A Senhora não me conhece de lado nenhum para saber das minhas fobias, desagrados, discriminações e complexos. Por acaso, posso ser homossexual e escrever exactamente o que escrevi na petição. Isto é, falei de que um Logo deve evitar todas as conotações e denotações desnecessárias com relação ao seu propósito, independentemente de ser bandeira de “macho mens” ou de “homossexuais”. Segundo: Permita-me lhe esclarecer de que o complexo é algo bivalente. Posso ser complexado se tiver manifestações de desrespeito para com uma orientação sexual diferente da minha ou também posso ser complexado se fizer do assunto tabu, em que não se refere a uma orientação sexual para não denunciar algo contra ou a favor. Ou pelo menos evitar qualquer tipo de confusões. Minha Senhora, tenho amigos com todo o tipo de orientação sexual que pode imaginar. Sou um Homem que para além de não ter complexos face a nenhuma orientação sexual, também não tenho complexo em identificar nada referente a qualquer um deles. A questão é que existe uma Bandeira cujas cores são iguais ou denotam outras. Independentemente do que forem essas bandeiras, identificá-las em nada mostra homofobia ou outra qualquer fobia.

O SALIM, pessoa que conheço pessoalmente e respeito imenso pelo carácter que aparenta e qualidade técnica do seu trabalho, disse nos seus comentários do BLOG criado pelo autor do logo, de que eu falei em Plágios e de que a petição faz ligação ao turismo gay, por isso discorda. Muito bem, é legítimas as suas posições e discordâncias. A minha escrita na petição é clara e frontal: denota possibilidades de plágio. Cada um vê as coisas pelo anglo que lhe couber e têm daí suas posições. As minhas tenho procurado que sejam claras e precisas sobre o que penso.

Meus senhores, por favor, não lêem mais do que está escrito, não tirem conclusões se não conhecem as pessoas.

3 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. só hoje tive conhecimento deste post... pelo que tenho pena de esclarecer tão tardiamente: referi-me à petição como homofóbica, e não a si que realmente não conheço. Ao evidenciar a possibilidade de associação de cv a um destino gay e realçar tal associação como um dos argumentos contra o logo... é uma afirmação homofóbica. Agora se é homofóbico ou não, n interessa ao caso - mesmo que tal não tenha sido a sua intenção, a interpretação só pode ser essa :-/

    peço desculpa se se sentiu ofendido, não foi essa a intenção!

    ReplyDelete
  3. Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
    Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes... Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
    É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
    Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço  www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com .
    P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

    ReplyDelete