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Friday, July 2, 2010

LOGO MARCA CABO VERDE

O único objectivo da criação de um logo é a representação física dos valores e atributos da marca. Esta representação física deverá ter em conta não só a dimensão endógena da marca como o contexto de sua actuação, por exemplo na diferenciação clara da concorrência assim como mitigação dos riscos de conotação e denotação possíveis dos seus espectros visuais. Por isso, quem estuda esta área tem que dominar cadeiras como Semiologia e Semiótica para que erros primários e fatais no futuro possam ser reduzidos ao mínimo possível. Se repararem no quadro abaixo, facilmente se vê de que a disposição das cores está esgotada. Por isso dificilmente este logo terá pujança e capacidade de diferenciação.

Por favor respeitem os profissionais da área.

12 comments:

  1. Afinal quem foi o juri???? fala-se em juri internacional mas.... quem foi? em áreas especificas??

    Comenta-se que.... estes 500 ctos desde o inicio tinham destino!!!

    mais uma vez, Cabo Verde no seu melhor!

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  2. O Emílio frisou aspectos importantes e que se devem ter em conta sobretudo porque o objectivo é a diferenciação pelo campo de actuação e pela própria natureza, sensibilidade e criação do que se quer fazer representar/diferenciar.
    Embora por vezes o diferenciar em contextos parecidos, iguais, de grande concorrência ou esgotados ser algo difícil, primeiramente qualquer proposta de identidade visual (PIV) deve procurar informar bem sobre a conceptualização e a cultura do que se pretende (assim como diferentes facetas). Os principais traços da personalidade e valores devem estar patentes, mas de forma original, única e diferente – mesmo embora possamos estar a falar de contextos/ofertas parecidas. Creio que o objectivo maior deverá ser a diferenciação.
    Nesse contexto era importante que se tivesse tido em conta os princípios específicos da identidade visual:
    - Principio Simbólico: tradução simbólica da identidade visual.
    - Princípio Estrutural: Simplicidade, facilidade de interpretação e identificação com a identidade que representa.
    - Princípio Sinérgico: cultura/identidade; comunicação/estilo de identidade visual (compatibilidade).
    - Princípio Universal: um PIV duradoiro e forte pela sua capacidade de abranger as nossas diversidades internas numa única representação.
    Se cumprir estes aspectos, identificar as funções da identidade visual ficarão bem mais fáceis para quem interpreta:
    - Função de Identificação: ofertas/produtos/cabo Verde
    - Função Diferenciação: imagem impar e com elemento de diferenciação que deverá sugerir uma estratégia orientada pelas constantes universais do nosso país.
    - Função Memória e Associativa: para tal é importante:
    . Simplicidade Estrutural
    . Originalidade dos conceitos e valores
    . Emoção do símbolo (envolvimento psicológico)
    . Totalidade da marca/conceito que representa: identificável facilmente com a sua realidade
    . Harmonia entre as diferentes componentes visuais e tipográficas do logótipo, a utilização de cores compatíveis e que espelham a realidade: e com isso conseguir-se-á o equilíbrio entre a estabilidade da imagem e a sua dinâmica.
    . Correspondência unívoca entre a imagem e a sua referência
    . Ser emblemático
    . Permitir convenções (por associação arbitrária)

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  3. Acreditem, já ia escrever um texto sobre isso, ainda bem que avançaram e com a mesma opinião, pois os exames têm consumido o tempo todo.
    Transmitiram, exactamente, tudo o que ia escrever.
    Resta a mensagem chegar as pessoas exactas.

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  4. pois é meus caros, e para não dizerem que a nossa critica é para o ar, façam circular esta petição a todos que conhecem, para depois o remetermos a quem de direito.

    http://www.petitiononline.com/mcv2010/petition.html

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  5. Expliquem-me onde está a denotação de plágio (quais os logos? TAP, ALLGARVE, Mexico, Andaluzia?) e conotação Gay?

    Eu sinceramente vejo um logo muito interessante, que parte da simbologia das ilhas e vai buscar muitas e boas referências gráficas actuais e internacionais para o lettring CABO VERDE, com as quais apesar de encontramos pontos de contacto (perfeitamente normal e legítimo), mantém uma linguagem absolutamente distinta. É um logo que cita a fonte e não mata o autor. Ái dos pretensiosos reinventores da roda! Deixem de patetice, meus caros! Cresçam e apareçam. Dediquem-se mais ao trabalho e menos ao blá blá blá ...

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  6. Senhor Anónimo, pelo menos nós falamos com nomes e conhecimentos. Se eventualmente tem opinião divergente é normal e deve tê-lo. eu não defendo que devemos sempre ter consensos, mas sim que cada um que tiver opinião diferente dê a cara e discuta frontalmente e com argumentos técnicos.

    Bem haja a este Blog!

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  7. Um resultado desses era de se esperar meus senhores, pois todo o processo de seleção do logotipo vencedor, foi muito estranho, sem transparência e deixou muitas dúvidas. Eis os motivos:
    1º- De acordo com o regulamento do concurso, o anúncio do resultado devia ser feito no dia 31 de Maio, o que não aconteceu.
    A direção só informou que por motivos técnicos o resultado seria anunciado depois, no dia 3 de Junho.

    2º- Chegado o dia 3 de Junho, até o dia terminar, nenhum dos concorrentes receberam o e-mail , que finalmente devia anunciar o vencedor, muito menos a organização do concurso foi digno em pelo menos dizer pela 2ª vez, que obviamente houve algum outro problema.
    Até hoje ninguém sabe se esse novo problema foi de foro técnico, alheio à vontade deles ou se foi de forma deliberada.

    3º Já no dia seguinte a organização foi contactada mas sem sucesso. A responsável estava de viagem.
    Durante os dias seguintes foram feitos todos os esforços para se saber o que se estava a passar, mas ninguém sabia de nada. Nenhum anúncio foi feito. Nenhum concorrente foi contactado.

    4º Só no dia 15 de Junho, foi enviado um email a pedir de novo desculpas e a informar que o vencedor já tinha sido anunciado.
    Passaram-se 2 semanas em cima da data estipulada no regulamento, para que o anúncio fosse feito.

    Com todos esses acontecimentos, que se diga de novo estranhos, sem transparência e que deixa inúmeras dúvidas, qualquer um pode chegar a estas conclusões:
    1º A organização do concurso mais do que uma vez não cumpriu com os prazos do regulamento. Só essas irregularidades eram motivos mais do que suficientes para que o concurso fosse anulado e fosse marcado um novo concurso.
    2º A organização, demonstrou claramente que não são organizados e não sabem dirigir um concurso de forma sério e transparente.
    Quanto ao logo vencedor, acredito que qualquer profissional do ramo ou mesmo um leigo no assunto, fica ofendido com tamanho insulto à nossa cultura, à diversidade das nossas ilhas, um insulto ao turismo de Cabo Verde.
    Mas como esse outro disse, o logotipo é “muito interessante”. Os desenhos da minha filha tb muito são interessantes. São até mais coloridos. Um dia desses ela vai tb participar num concurso do tipo e com certeza vai ganhar.

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  8. Obrigada pelos esclarecimentos dos meandros do processo. é lamentável e vergonhoso!

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  9. E os outros??? São tudo destinos gays??? Paciência...

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  10. para mim isto é um ARCO-IRIS. ou então um esqueleto de um reptil qualquer que viveu na pré-história.

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  11. Colega Emílio, acho que vais ter de engolir o sapo. Os ventos não estão a soprar de feição para os teus propósitos. Elevaste demasiado a fasquia e agora vais ter de enfrentar o monstro que acabaste por criar. Sou teu amigo, tu conheces-me bem. O Autor do da marca fez um blog onde explicou todo o processo e acabou por convencer quase toda a gente. Não queria estar na tua pele. Estás em maus lençóis. Para a próxima acautela-te mais e tenta conhecer melhor o processo. É caso para perguntar e agora, como é que é? Foste infeliz. Tenta remendar antes que seja tarde, aviso de amigo. Se o autor do logo entrar com o processo crime de difamação nos tribunais, estás literalmente lixado, e pelo que eu ouvi dizer, o homem pode recorrer a advogado de peso, ainda por cima sem custos. Põe-te a pau e reconhece os factos imediatamente. Nada que um post a reconsiderar a posição não resolva. Ainda por cima a petição está a ser um enorme fiasco. Ab. Edy

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  12. Senhor Anónimo, com mensagem de 5 de Julho às 21:08, queria lhe fazer só um reparo: eu não tenho amigos anónimos. ok. obrigado.

    Tudo o resto que pessoas como o meu caro fala não merece resposta, denota complexos do qual não compartilho.

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