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Monday, April 14, 2008

Marketing Político

Actuação estratégica baseada em objectivos que visa a adequação de um produto político ao seu mercado.


Causa e/ou Necessidades do Marketing Político

1. A Concorrência Política resultante das sociedades tecnologicamente desenvolvidas e com democracias de massas (Sufrágios Universais para os vários cargos políticos).
2. A Tendência para a indiferenciação ideológica e centração nas personalidades.
3. Interesses cada vez mais pontuais, contraditórios, fluídos e mutuantes no eleitorado.
4. Peso crescente da opinião publicada (media) e da opinião pública (sondagem).
5. Diminuição do número dos regimes totalitários e generalização de sistemas democráticos imperfeitos.
6. Pressão dos empresários da comunicação sobre o próprio mercado político (interesses económicos).
7. A descentralização crescente das sociedades obriga à multiplicação de sufrágios e consultas.
8. A eficácia dos resultados com aplicação das técnicas de Marketing Político.

Marketing de Negócios vS. Marketing Político(Adaptado de Albouy 81994) e Kotler (1999))

Marketing de Negócios
- Os consumidores têm um estatuto sócio económico desigual
- O produto é criado expressamente para determinado mercado ou clientela
- Domínio do Marketing de Procura
- Maior aceitação dos consumidores da comunicação sobre os produtos
- Quadro normativo mais rígido na publicidade comparada, com acesso livre à publicidade em qualquer media
- Maior desigualdade quanto a meios financeiros dos concorrentes
- Decisões dos consumidores têm normalmente implicações de curto prazo (salvo num ou outro produto)
- Aumentar o valor simbólico do produto para reforçar o seu valor de uso é aqui mais importante
- Há informações mais objectivas sobre os consumidores e mercados
- Os produtos e serviços são mais neutros (embora emocionalmente activos)
- O interesse dos consumidores pelo produto é maior

Marketing Político
- Os eleitores têm um estatuto igualitário, 1 indivíduo - 1 voto
- O candidato e o projecto político têm uma história e vida autónomas
- Marketing de Procura e de Oferta
- Maiores resistências dos eleitores à pressão da comunicação política
- Maior liberdade de mensagens negativas (denegrir os adeversários), mas com restrições sérias na compra de espaço publicitário (no caso europeu)
- A legislação tenta atenuar essas desigualdades, pelo menos na Europa
- Decisões dos eleitores têm efeitos mais estruturantes (médio prazo)
- O valor de uso dos homens políticos e partidos é menor para o eleitor, pelo que é menos importante a comunicação sobre o valor simbólico
- A informação é sempre subjectiva e volátil
- O campo político é mais carregado de emoções, valores, crenças, adesões e conflitos
- O interesse dos cidadãos pela política é hoje diminuto (salvo os militantes)

Características Estruturais

O Produto
-Pessoas, partido, ideologia. (congruência)
-Lealdade (história de voto)
-Mentalidade (coligações pré e pós eleitorais)

A Organização
-Base de recursos (trabalho e dinheiro)
-Amadorismo
-Voluntarismo
-Percepção negativa do Marketing

O Mercado
-Regulações e Restrições
-Afirmação Social e Ideológica(acto de votar)
-O Contra - Consumidor (opositores)

Caracteristicas Processuais (Razões para votar)

Definição de Valores
-Estabelecer os valores fundamentais
-Agregação dos valores (interiorização)
-Lideres e candidatos (paersonificação)

Declinação dos valores
-Especificação da escolha (simplificação)
-Estilo e Modelos de Comunicação (símbolos/retórica)
-Sondagens políticas e atenção dos media

Transmição de valores
-Dicotomias Políticas e grupos de interesse
-Mercado periódico
-Votações táticas

Os Mercados em Marketing Político

_ Marketing da Circunscrição. Racionalizar a escolha de uma circunscrição (no caso português o destrito) para uma eventual candidatura (candidatura para ser eleito ou apenas com vista a posteriores eleições).
_ Marketing do Candidato. A sua imagem e mensagens.
_ Marketing dos Eleitores. Investigação e toda a estratégia de comunicação.
_ Marketing dos Militantes. Recrutamento, formação, enquadramento e motivação.
_ Marketing de Recolectores de Fundos, Financiadores.
_ Marketing dos Prescritores de Opinião. Jornalistas, colunistas e outras personalidades.

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