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Tuesday, April 15, 2008

Marca Cabo Verde II


A importância da marca - Cabo Verde:


Uma marca é muito mais que um logotipo (ou um símbolo): é uma identidade que se constrói e se gere, de forma a construir / implementar um conceito e provocar uma reacção específica no mercado que pretende atingir.

Segundo Kapferer (1995), as principais características da marca, são:
- Uma marca é a personalização de uma estratégia;
- É construída ao longo do tempo, através de um trabalho persistente e consistente;
- É um processo coerente em constante renovação;
- Confere à entidade que a suporta um significado e uma direcção;
- É um “contrato” que se vai tornando credível ao longo do tempo, consolidando-se em torno de um compromisso;
- É um farol (fornece um sentido e uma direcção) para toda a organização;

Transpondo as conclusões de Kapferer acima referenciadas, para o plano da marca - Cabo Verde, conclui-se que a concepção de um projecto desta envergadura poderá trazer grandes vantagens a Cabo Verde, através da construção de uma visão unificadora dos esforços de toda a comunidade: desta forma, à semelhança de uma marca comercial, uma marca - Cabo Verde pretende conceber e comunicar um conjunto de valores capazes de implementar / transformar a imagem do país, junto da comunidade nacional e internacional.

Os objectivos da marca - Cabo Verde e os seus segmentos-alvo podem ser diversos. Genericamente podem apontar-se os mais usuais:
- Direcciona os esforços nacionais em torno de determinadas indústrias;
- Aumenta a auto-estima da população;
- Preserva a herança cultural e a identidade nacional, através da consolidação dos valores, em vez de copiar os modelos dos países mais desenvolvidos;
- Cria/ molda uma imagem que credibiliza o país;
- Cria uma classe empresarial;
- Apoia a internacionalização das empresas nacionais;
- Potência o país enquanto destino turístico e cultural;

Vantagem Competitiva das Nações

Porquê que um país obtém êxito internacional numa determinada indústria? Segundo Michael Porter (1990), a resposta encontra-se na conjugação de quatro vectores (atributos) que modelam o ambiente no qual as empresas competem e que promovem (ou impedem) a criação de vantagens competitivas sustentáveis. A forma como estes atributos se interrelacionam e se conjugam para criar valor é analisada no diamante de Porter.

Condições dos factores: A situação do país face aos factores de produção, como trabalho especializado ou infra-estruturas, necessários à competição em determinadas indústrias.
Condições da procura: A natureza da procura interna para os produtos e serviços das indústrias nacionais.
Indústrias correlacionadas e de apoio: A presença ou ausência, no país, de indústrias fornecedoras e correlacionadas, isto é, susceptível da criação de sinergias, que sejam internacionalmente competitivas.
Estratégia, estrutura e rivalidade das empresas. As condições de organização, gestão e criação de empresas no país e a natureza da rivalidade interna.

Como se pode observar no diamante de Porter, a situação de cada um dos factores do diamante, influência a situação competitiva de toda a indústria, ou mesmo do país:
- A rivalidade doméstica e a concentração geográfica, por exemplo, têm um grande poder para a transformação do diamante num sistema. A rivalidade doméstica porque promove melhoria em todos os outros determinantes e a concentração geográfica porque eleva e torna magnífica a interacção das quatro influências separadamente;
- Uma empresa internacionalmente competitiva, torna a própria indústria competitiva porque a sua postura e organização pressionam sobre todas as restantes empresas da indústria, bem como toda a cadeia de empresas fornecedoras e sinérgicas. A indústria competitiva, por sua vez, também exerce pressão sobre as outras envolventes para se tornarem mais competitivas, incrementando assim a capacidade também de criarem as suas vantagens competitivas.

O “Diamante” de Porter é pois um sistema em que qualquer perturbação num dos seus factores afecta a competitividade internacional do País. Desde as fontes de produção necessárias para a competitividade, a disponibilidade de informação rigorosa, a qualidade / quantidade da inovação e o nível de investimento.

Para Porter, um ambiente nacional dinâmico, desafiador, estimulante e de maior pressão, é uma condição essencial para os países obterem êxito em determinadas indústrias e a consequente vantagem competitiva de forma sustentada. Portanto, os países terão maior probabilidade de obter êxito em indústrias ou segmentos de indústria onde este “diamante” seja o mais favorável.

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